joaopequenaplenariooO deputado João Henrique (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (12), expressou preocupação com a situação hídrica no Estado, principalmente, nas regiões do Cariri paraibano e do Alto Sertão.
Segundo o parlamentar, na região de Princesa Isabel a situação é caótica e obriga que as autoridades competentes trabalhem unidas para encontrar uma solução urgente em benefício da população que sofre com a falta de água.
O deputado apontou a adutora do Pajeú, que está concluída até a cidade de Flores, localizada a 18 km de Princesa Isabel, como uma opção emergencial, uma vez que ela conta com recursos técnicos necessários para estender os benefícios hídricos até a região onde o problema está caótico.
O parlamentar afirmou que o projeto está pronto, foi licitado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e custa cerca de R$ 4 milhões. Mas, mesmo sendo o projeto mais viável para solução emergencial do problema, há tempos está na pauta do Governo Federal que, por sua vez, ainda não liberou a verba.
O deputado também apontou os açudes de Tavares e de Manaíra como soluções plausíveis para o problema, isso porém, através do emprego de carros-pipa para abastecimento da população.
Falando sobre a região do Cariri paraibano, o deputado estadual João Henrique lamentou a situação atual do açude de Poções, que possui capacidade estimada pra abastecer a cidade de Monteiro por cerca de 60 dias antes de um colapso total.
O parlamentar prometeu “bater continuamente na mesma tecla” durante o grande expediente da ALPB até que haja sensibilidade e ações concretas para resolução do problema hídrico na Paraíba.

Post a Comment