FRIO DE RACHAR: Aesa registra 16.7°C em Sumé e temperatura pode cair mais
A madrugada desta terça-feira (7) foi marcada pelo frio no Cariri paraibano, onde os termômetros registraram 16.7°C em Sumé e 18.1°C em Monteiro. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em agosto devem ser anotadas temperaturas ainda mais baixas nesta região, em torno dos 15°C. As imagens acima são do município de Sumé.
O clima não esfriou apenas no Cariri. Também foram registradas baixas temperaturas em Campina Grande (Agreste) e Bananeiras (Brejo), ambas com 17.9°C. “Junho, agosto e setembro são os meses mais frios do ano. Em dias de baixa nebulosidade a temperatura cai bastante, principalmente no Cariri, onde podemos ter 30°C durante o dia e 15°C na madrugada”, observou a meteorologista Carmem Becker.
Os dados obtidos pela Aesa são registrados por termômetros que obedecem a padrões internacionais de monitoramento do clima. Eles costumam divergir das temperaturas obtidas por modelos mais simples, que captam a sensação térmica no meio da rua.
“Quando falamos de sensação térmica temos que considerar que há uma variação em relação à temperatura real. Normalmente ela pode se diferenciar em até dois graus. Então, um dia de agosto que fizer 15°C em Sumé, a sensação pode chegar aos 13°C em campo aberto. Isto por causa de fenômenos como a umidade e o vento”, explicou Becker.
Nesta quarta-feira (8), a madrugada continua fria no Brejo, Agreste e Cariri. Confira na previsão:
Litoral – Max.: 29°C Min.: 21°C
Brejo – Max.: 25°C Min.: 17°C
Agreste – Max.: 27°C Min.:18°C
Cariri/ Curimataú – Max.: 30°C Min.: 17°C
Sertão – Max.: 33°C Min.: 21°C
Alto Sertão – Max.: 32°C Min.: 20°C

Post a Comment