Pinto do Monteiro recebe homenagem nesta sexta-feira com ‘Noite do Repente’
Os 120 anos de nascimento de Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto do Monteiro, serão comemorados nesta sexta-feira, dia 20, com a participação de poetas, repentistas e declamadores.
O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece na Praça João Pessoa, a partir das 20h:30.
Na ocasião estarão se apresentando as duplas Xexéu da Paraíba e Afonso Pequeno, Renê Cavalcante e José Feitosa, Asa Branca do Ceará e José Jabitacá e os irmãos Paulo e Ginaldo Pereira. A noite em homenagem aos 120 anos do aniversário de Pinto do Monteiro terá apresentação de Carlinhos da Prata e Lito Campos (Lito de Dona Socorro).
Apesar de alguns deixarem dúvidas sobre o seu nascimento, o próprio Pinto confirmou em entrevista concedida a Djair Almeida de Freitas, em dia 11 de abril de 1983, na casa do poeta, em Sertânia. “Severino Lourenço da Silva Pinto Monteiro, nasci em 1895, a 21 de novembro, a uma da madrugada, assim dizia a velha minha mãe. Batizei-me a hum de janeiro de 1896, pelo Padre Manuel Ramos, na vila de Monteiro. Nasci na rua, mas morava em Carnaubinha. Com sete anos de idade, em 1903, fui para a fazenda Feijão. Saí de lá em 1916, 30 de junho.”
Pinto do Monteiro imortalizou-se com versos que ainda hoje repercutem no cenário nacional. Em sua terra natal a sua memória é perpetuada através da Rua Pinto do Monteiro, da Praça Poeta Pinto do Monteiro e do Campus VI Poeta Pinto do Monteiro, da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba.

Post a Comment